6 dicas para se orientar na compra de um imóvel

Está se preparando para comprar a sua casa própria? É uma ótima aquisição, mas como é um investimento alto, você precisa avaliar bem antes de escolher o melhor imóvel. Às vezes, o valor pode ser ótimo, mas localização não. Já pensou nisso? Para ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas. Confira e escolha o melhor imóvel para vocês.

Dicas para se orientar na compra de um imóvel

1- Tamanho

A primeira coisa que você precisa pensar é no tamanho de imóvel. Para isso, imagine como você quer estar daqui a 10 anos. Vai casar? Ter filhos? Aumentar a família? Se a resposta é sim, procure um imóvel que atenda a essa sua necessidade futura. Afinal, você compra uma casa para passar muitos anos morando nela, não é?

2- Casa ou apartamento?

Esse é outro ponto importante que varia de acordo com a cidade e com o que você procura em um imóvel. A casa é mais independente, pode ter quintal, facilitando a criação de animais de estimação. Além disso, optando por uma casa você não terá que se submeter a regras de condomínio e nem terá o famoso “vizinho de parede”.

Por outro lado, em um apartamento a segurança é maior. Você poderá passar o mês fora e saberá que ao chegar tudo estará no lugar. Alguns condomínios oferecem academia, atividades para crianças, piscinas, entre outras comodidades que permitem que suas horas de diversão sejam aproveitadas sem sair de dentro do prédio. Por isso, avalie as suas necessidades e as necessidades da sua família para decidir o que é mais adequado para vocês.

3- Valor

Depois de ter uma ideia do tamanho da casa ou do apartamento, pesquise o valor e veja se ele cabe em seu orçamento. Caso encontre um apartamento em um prédio, veja se não há outro sendo vendido no mesmo prédio. Caso haja, verifique os preços para ver se está dentro da média.

4- Financiamento

Caso você vá financiar um imóvel, é importante passar nos bancos para ver o valor que você terá liberado para realizar essa compra. Além disso, compare as taxas de juros para conseguir escolher a menor. Muitas vezes, você conseguirá fazer essa simulação com facilidade pela internet, o que já facilitará a sua pesquisa.

5- Custos fixos

Caso a sua opção seja a de comprar uma casa, você terá os custos fixos comuns de água, luz, telefone e TV. Porém, ao comprar um apartamento, você tem o valor do condomínio que muitas vezes é alto. É importante que você calcule se cabe no orçamento o valor da prestação do orçamento mais o valor do condomínio, antes de fechar a compra.

6- Localização

Não menos importante é a localização do imóvel. A facilidade de deslocamento até o trabalho ou, para quem tem filhos, a proximidade da escola das crianças podem ser fatores decisivos na hora de escolher um bairro. Além disso, veja se há transporte público perto, se há supermercados, padarias, entre outros pontos que sejam importantes para o seu dia a dia.

Uma boa dica é conversar com os vizinhos e ver quais as queixas que eles têm sobre o bairro. Se é violento, se falta saneamento básico, entre outros. Cuidado também com áreas onde ocorrem enchentes frequentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =