Alugar ou comprar um imóvel?

Decidir entre alugar ou comprar um imóvel não é fácil. A maioria das pessoas não têm dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista, por isso a dúvida fica entre comprar e ficar endividado por anos ou pagar aluguel mensalmente enquanto tenta juntar dinheiro para comprar à vista ou dar uma entrada maior.

O argumento mais comum para resolver esse dilema é o de que é preferível comprar e financiar um imóvel, pois se trata de um investimento, enquanto o aluguel é um pagamento que não se converte em nada no final. Mas será que apenas esse argumento já responde toda a questão? Separamos abaixo alguns aspectos que você deve pesar na hora de fazer a sua escolha.

Disciplina

Se você tem dificuldade em ser organizado financeiramente e acha mais fácil comprar um imóvel próprio com a responsabilidade de pagar mensalmente boletos e carnês, o financiamento pode ser a melhor opção. Mas se você consegue ter mais disciplina financeira e consegue poupar dinheiro, pense um pouco mais sobre os itens abaixo.

Emergências

Se você compra um imóvel à vista, uma boa parte do seu orçamento é usado. Se fizer um financiamento, automaticamente é assumido uma dívida pesada e longa. Se você precisa de dinheiro para imprevistos e emergências, pode se prejudicar sem ter uma reserva financeira guardada.

Ao contrário, quem aluga e consegue poupar dinheiro pode recorrer ao que foi guardado na hora do aperto. Quem opta pela compra tem a possibilidade de vender o imóvel, mas isso nem sempre é simples ou rápido. Nesse caso, alugar um imóvel pode ser mais vantajoso, pois é mais fácil rescindir o contrato de locação e ir para um local mais barato ou usar a reserva.

Segurança

A segurança que um imóvel comprado oferece é um dos fatores que pesa positivamente. Ao morar em imóvel próprio, a pessoa tem a certeza de sempre ter um lugar para morar, mesmo se perder o emprego. Além disso, a necessidade de ter que se mudar se o locador quiser o imóvel de volta também não existe. Porém, pode ser mais difícil de se mudar caso haja a necessidade devido à trabalho, aumento da família ou quaisquer outros motivos.

Conforto

Esse é outro ponto que beneficia mais quem mora em imóvel próprio. Ao alugar um imóvel, nem sempre é possível decorar o local do seu jeito. Reformas precisam de autorização e possíveis armários e outros móveis já instalados devem ser usados, mesmo se você enjoar e quiser outro estilo. Por outro lado, ao mesmo tempo que quem compra um imóvel pode decorar a casa de maneira mais definitiva da maneira que quiser, isso acaba representando mais gastos.

Em contrapartida, morando de aluguel muitas vezes é mais fácil escolher a localização, o que permite ficar perto do trabalho, de shoppings e pontos de localização importantes para o morador. Hoje em dia, especialmente nas grandes cidades, as áreas mais centrais oferecem poucas opções de imóveis à venda, o que leva os compradores a procurar em bairros mais distantes.

Qual é a melhor opção?

Não existe uma resposta definitiva para a pergunta. Levando em conta o aspecto financeiro, optar por alugar ou comprar sempre depende da situação individual de cada um. Fatores como o valor disponível para dar de entrada, qual o valor da parcela que se pode assumir, por quanto tempo seria bom morar no local (levando em conta os aspectos internos e externos), entre outros.

Cada caso comporta uma resposta. Se você prefere comprar, mas só encontra bons lugares para morar – com boa localização e preço – para alugar, talvez seja melhor esperar um pouco para fazer a compra e aproveitar o aluguel para tentar aumentar a poupança. Mas se você já tem o dinheiro disponível ou consegue se comprometer com a dívida e ainda conseguiu encontrar um ótimo espaço, a compra pode ser a escolha mais adequada.

Gostou do post? Então acesse nosso site e leia mais sobre o assunto!

Comentários

  1. Pingback: Modern House

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *