Como escolher o melhor bairro para morar

 Como escolher o melhor bairro para morar

Vai comprar ou alugar um imóvel? Além de estudar valores, estilo, tamanho e outras características do lugar ideal, é importante escolher atentamente a região e o bairro onde você pretende morar. Confira dicas de como escolher o melhor bairro para viver.

Bairros residenciais e comerciais

Alguns bairros se caracterizam pela presença de poucos estabelecimentos comerciais – alguns pequenos, apenas para que os moradores supram suas necessidades diárias: mercados pequenos, farmácias, posto de gasolina, etc. Já os bairros considerados comerciais se destacam pelo comércio intenso, com a presença de estabelecimentos de grande porte, como redes de hipermercados, lojas, farmácias, hospitais, entre outros.

Os bairros mais residenciais oferecem a grande vantagem de serem mais silenciosos e com poucos congestionamentos nas vias. Porém, faltam, geralmente, opções de entretenimento, transporte rápido para outras regiões da cidade e outros detalhes que podem complicar a vida de algumas pessoas. Enquanto isto, os bairros comerciais possuem o inconveniente de ter ruas lotadas e trânsito intenso. No entanto, é indiscutível a farta oferta de transporte público e serviços em geral.

Bairros antigos e bairros novos

Regiões antigas costumam contar com imóveis, geralmente, grandes (com três ou mais quartos) e áreas extensas. Além disso, há uma maior variedade de serviços nas proximidades.

Já os bairros considerados novos, assim como os centrais, recebem mais investimentos de apartamentos pequenos – o que é ideal para pessoas solteiras ou casais com no máximo 1 filho. De acordo com as suas necessidades, veja qual estilo de região combina mais com você.

Transporte e mobilidade

É importante definir o quanto você e sua família podem gastar de tempo se deslocando da residência até o trabalho, escola, passeios e outros locais presentes na rotina.

Por exemplo, se alguém da residência não tem a possibilidade de se deslocar de automóvel pela cidade, é indicado morar em bairros que ofereçam fácil acesso a pontos de transporte público. Mas se isso não é um problema, pode apostar em bairros mais afastados, economizando no valor da compra ou locação do imóvel e ganhando mais tranquilidade.

Preços

Bairros mais tradicionais e em áreas comerciais e nobres costumam ser mais caros, enquanto que os mais afastadosdos centros são mais em conta. A escolha, mais uma vez, depende de cada pessoa. Algumas famílias optam por bairros mais baratos – locais onde é possível encontrar moradias maiores por preços mais acessíveis, ganhando em conforto e em qualidade de vida. Outras, porém, prezam mais pelas facilidades e, assim, preferem espaços menores, mas que permitam chegar a locais de trabalho e de interesse em menos tempo.

Atente-se

Sempre desconfie de ofertas muito baratas em áreas tradicionalmente caras. O imóvel em questão pode ter problemas de documentação, construção ou então não estar localizado exatamente na área informada.

Segurança

Um dos principais quesitos que devem ser avaliados ao escolher um bairro para viver é a segurança. Avalie se o local é seguro, descubra quais são os índices de violência e assaltos, fale com os vizinhos, com a polícia e com comerciantes para verificar se o bairro é seguro para que você e sua família vivam em paz.

Estude

Avalie e visite os locais. Só não vale se arrepender depois de fechar negócio! Tentar reverter um compra ou locação depois de firmado acordos pode sair caro. Não hesite em pedir auxílio a um corretor de imóveis que poderá ajudar muito na sua pesquisa.

Gostou do post? Tem alguma outra dica para quem está buscando um imóvel? Deixe um comentário!

imóveis adequados para famílias com crianças

Imóveis para famílias com crianças

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *