Por que é importante ter o apoio de corretor na hora de procurar o seu imóvel?

Por que é importante ter o apoio de corretor na hora de procurar o seu imóvel

Por que é importante ter o apoio de corretor na hora de procurar o seu imóvel?

Alugar, vender ou comprar um imóvel sempre é uma tarefa que demanda tempo, atenção, pesquisa e análise. E para que estas e outras transações sejam realizadas com segurança e dentro da lei é fundamental contar com o trabalho de um corretor de imóveis. Mas por que é importante ter o apoio de corretor na hora de procurar o seu imóvel?

Legalidade da transação

Atualmente, somente um profissional com formação e registro em transações imobiliárias (corretagem de imóveis) é autorizado a fazer o intermédio dos trâmites envolvidos em negociações. O registro profissional do corretor de imóveis é emitido pelo Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Sendo uma profissão reconhecida, qualquer problema com o trabalho do corretor pode ser denunciado ao Creci correspondente a região de atuação.

Garantia de segurança

Vendedor e comprador podem perfeitamente negociar um bem por conta própria. Porém, não são raros os casos de tentativas de golpes, ou seja, venda de imóveis em péssimas condições ou mesmo que nem existem – assim como compradores que visam prejudicar o dono da propriedade.

Contando com um corretor de imóveis devidamente registrado, torna-se praticamente impossível entrar equivocadamente em tentativas de golpe, estelionato ou má fé. Isto porque o corretor tem acesso aos dados e histórico do bem e das pessoas envolvidas, detectando rapidamente possíveis informações falsas ou suspeitas.

Como um corretor de imóveis pode ajudar nas transações imobiliárias?

O corretor de imóveis está habilitado e preparado para compreender as necessidades das partes envolvidas nas transações, além de ter muito conhecimento sobre as leis que envolvem diversos tipos de negociações imobiliárias. Deste modo, o corretor imobiliário é o profissional indicado para sanar dúvidas relativas a taxas, documentações, laudos técnicos, financiamentos e procedimentos que vão até a efetivação do negócio. Veja aqui como se preparar para comprar o primeiro imóvel.

Outras vantagens que tornam o corretor de imóveis essencial

Os corretores de imóveis sempre trabalham com uma gama extensa de imóveis disponíveis para negociações. Assim, estes profissionais podem auxiliar também na pesquisa, busca e apresentação de imóveis – o que evita que os interessados percam tempo procurando oportunidades por conta própria. Os corretores também têm conhecimento sobre valores de compra, venda e locação – evitando que os envolvidos paguem preços acima da avaliação de mercado. Se quiser saber como se preparar para a negociação com o corretor, confira este post.

É preciso pagar pela consultoria ou pelos serviços prestados pelo corretor de imóveis?

Geralmente, o corretor não cobra honorários pelo seu serviço, tendo assim seu pagamento recebido por porcentagens de comissão sobre o valor das transações imobiliárias. O corretor pode trabalhar de forma autônoma ou ser consultor ou funcionário de empresas imobiliárias.

Qual a porcentagem de comissão do corretor de imóveis?

A porcentagem é calculada sob o valor de venda do imóvel, ou seja, o comprador não paga a mais pelo bem – o vendedor é que repassa este índice ao corretor. A porcentagem devida ao corretor de imóveis varia de acordo com cidade ou estado da transação. Porém, os Conselhos Regionais costumam fixar tais margens:

  • Imóveis em áreas urbanas: de 6% a 8%
  • Imóveis industriais: de 6% a 8%
  • Imóveis com venda judicial: 5%

No caso de locações, o corretor costuma ter direito a

  • Valor equivalente a um mês de aluguel (locações comuns)
  • 30% do valor total (locações por temporada de até 90 dias

Como saber se o profissional é realmente um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis deve estar registrado no Creci. Para consultar a situação, é possível entrar em contato com a entidade do estado de residência, por telefone, pessoalmente ou pelo site.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Acesse blog.redemodernhouse.com.br e fique por dentro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *